Bispo Atual

Dom Ricardo Guerrino Brusati

Nasceu na Itália, Bellinzago, Novara, 11 de abril de 1945.
Estudou filosofia e teologia em Novara e recebeu sua ordenação sacerdotal em 23/06/1973 (mesmo distrito, Novara). Em sua diocese, foi Vigário Cooperador nas paróquias de Cámeri e Arona, onde nasceu São Carlos Borromeu. Foi ainda responsável pela catequese, pastoral da juventude e Ensino Religioso.

Chegou ao Brasil em dezembro de 1982 e foi para Diocese de Paulo Afonso/BA, sendo Pároco e posteriormente Chanceler da Cúria, Ecônomo, Formador do Seminário, pároco de outras paróquias, visitador episcopal para questões jurídicas e patrimoniais, bem como Administrador Diocesano. Em 2002, foi nomeado bispo (em 13 de novembro) e em 8 de fevereiro de 2003, recebeu sua ordenação episcopal, pelas mãos de Dom Aloysio José Leal Penna SJ, Dom Renato Corti e Dom Antônio Alberto Guimarães Rezende CSS. O lema episcopal de Dom Ricardo Brusati é “Cantarei para sempre a misericórdia do Senhor”.

Foi transferido da Diocese de Caetité para Diocese de Janaúba no dia 27 de maio de 2015 pelo Papa Francisco. Tomou posse no dia 01 de Agosto de 2015.