Dom Ricardo realiza Visita Pastoral na Quase Paróquia de Santo Antônio em Santo Antônio do Retiro

Apresentada a logomarca da JMJ 2019, que será no Panamá.
15 de maio de 2017
Semana de Oração pela Unidade Cristã propõe a reconciliação
19 de maio de 2017

Iniciou-se no último domingo – dia 14, a 5ª Visita Pastoral que Dom Ricardo realiza em nossa Diocese. Desta vez é na Quase Paróquia de Santo Antônio, na cidade de Santo Antônio do Retiro.

Entenda um pouco mais o objetivo da visita pastoral:

A Vista Pastoral constitui-se em momento privilegiado de contato do bispo com o povo santo de Deus, confiado aos seus cuidados de pastor, com a preciosa colaboração do presbitério. Deve ser momento forte de evangelização e animação missionária. Os objetivos da Visita Pastoral podem ser assim definidos:

1. Reavivar a comunhão eclesial, o compromisso missionário e a corresponsabilidade pastoral em nossa Igreja particular;

2. Avaliar a caminhada à luz das orientações, diretrizes, prioridades e projetos pastorais de nossa diocese;

3. Estimular os presbíteros, diáconos e religiosos(as), bem como os cristãos leigos e leigas a assumir a “pastoral de conjunto”, em clima de verdadeira comunhão e participação;

4. Fomentar diálogo com lideranças, organizações e movimentos da sociedade civil. Para que a Visita Pastoral produza os frutos desejados, é preciso que ela seja bem preparada, com a devida antecedência. Pode haver um tríduo que ajude os fiéis a compreender o significado da Igreja particular, o ministério do Bispo e o sentido da comunhão, missão e participação na Igreja.  A Visita Pastoral é um momento propício para maior encontro e convivência do bispo com o Pároco. Sejam aproveitados todos os momentos para o contato pessoal e fraterno do Pastor com os outros Presbíteros, Diáconos e Religiosos(as) onde houver;

5. Além das celebrações litúrgicas, devem constar do programa: * Assembléia Paroquial Extraordinária com a participação do Conselho Pastoral Paroquial, conselhos das comunidades, equipes de serviço, ministros, pastorais específicas, movimentos apostólicos, associações religiosas e outras entidades eclesiais; * Reunião com o Conselho Econômico Paroquial, para a qual podem também ser convidadas as pessoas ou equipes encarregadas pelas finanças e os responsáveis pelo dízimo das comunidades; * Visita às dependências da Paróquia e à secretaria paroquial para o exame dos livros e arquivos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *