Faça download do Subsídio da Jornada Diocesana da Juventude (JDJ) 2018!

“O Intereclesial mostra a atualidade e a vitalidade das CEBs na vida da Igreja”, afirma presidente da CNBB
26 de janeiro de 2018
Carta dos bispos presentes no 14° Intereclesial das CEBs
29 de janeiro de 2018

A Jornada Diocesana da Juventude (JDJ) é tradicionalmente celebrada nas igrejas locais no Domingo de Ramos ou durante o tempo pascal. Seu principal objetivo é “fazer a pessoa de Jesus o centro da fé e da vida de cada jovem, para que Ele possa ser seu ponto de referência constante e também inspiração para cada iniciativa e compromisso para a educação das novas gerações”.

A Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da CNBB, orienta que o início dessa caminhada seja um momento diocesano, iniciando no Domingo de Ramos (ou em um dia próximo) e terminando em outubro, vivenciado adequadamente e que leve o jovem a acolher Jesus, com sua mensagem. O primeiro passo é entender o que é uma JDJ, para isso a Comissão organiza um subsídio com dicas e orientações, além de roteiros celebrativos como sugestão.

“Nela (a JDJ), os jovens são convidados a acolher Jesus e sua mensagem, assim como o povo de Jerusalém o acolheu com ramos nas mãos, montado em um jumentinho. O ideal é que seja realizada neste dia, desde que não fira a participação dos jovens nas celebrações da Semana Santa em suas comunidades paroquiais. Se isto ocorrer, pode-se celebrar na tarde do dia anterior, ou em outra data apropriada, a fim de que a maioria dos jovens possa participar”, diz o subsídio.

É importante ressaltar que a orientação de que se realize a JDJ no primeiro semestre é para que não entre em conflito com o DNJ (Dia Nacional da Juventude) a ser celebrado em outubro, e que, caso ocorra no Domingo de Ramos, se considere a reflexão da Campanha da Fraternidade, para a qual a Pastoral Juvenil do Brasil prepara subsídio próprio.

As JDJ são uma atividade realizada no mundo todo, uma espécie de JMJ que acontece em cada Igreja Particular e surgiu também no ano de 1985 com a criação da Jornada Mundial da Juventude – este ano foi proclamado pela ONU como Ano internacional da Juventude.

Para 2018, a XXXIII Jornada Diocesana Mundial da Juventude tem como tema: “Não tenhas medo, Maria! Encontraste graça junto a Deus” (Lc 1,30).

O subsídio já está pronto e você poderá acessá-lo por aqui: Jornada Diocesana da Juventude 2018