Feliz Aniversário Dom Ricardo

Hoje se inicia a56ª Assembleia Geral da CNBB
11 de abril de 2018
“A Igreja é, por sua natureza, missionária”, diz dom Giovanni Crippa, bispo de Estância (SE)
12 de abril de 2018

Hoje temos a alegria de celebrar os 73 anos de vida do nosso bispo Dom Ricardo Brusati.

Nasceu na Itália, Bellinzago, Novara, 11 de abril de 1945, filho do casal  Luigi e Angela, Dom Ricardo é o caçula de 8 filhos. Entrou para o seminário aos 18 anos e se ordenou padre aos 28 anos.

Em sua diocese, foi Vigário Cooperador nas paróquias de Cámeri e Arona, onde nasceu São Carlos Borromeu. Foi ainda responsável pela catequese, pastoral da juventude e Ensino Religioso.

Chegou ao Brasil em dezembro de 1982 e foi para Diocese de Paulo Afonso/BA, sendo Pároco e posteriormente Chanceler da Cúria, Ecônomo, Formador do Seminário, pároco de outras paróquias, visitador episcopal para questões jurídicas e patrimoniais, bem como Administrador Diocesano. Em 2002, foi nomeado bispo (em 13 de novembro) e em 8 de fevereiro de 2003, recebeu sua ordenação episcopal, pelas mãos de Dom Aloysio José Leal Penna SJ, Dom Renato Corti e Dom Antônio Alberto Guimarães Rezende CSS.

Foi transferido da Diocese de Caetité para Diocese de Janaúba no dia 27 de maio de 2015 pelo Papa Francisco, tomando posse no dia 01 de Agosto de 2015. Desde a sua chegada na diocese de Janaúba, Dom Ricardo vem trabalhando incansavelmente em busca de uma unidade cristã entre todos os membros da diocese, já realizou as visitas pastorais nos setores 2 e 3 da diocese.

Neste dia rendemos graças a Deus pelo dom da vida desde bispo pastor e amigo que a Graça de Deus nos enviou.

Feliz Aniversário Dom Ricardo!!!!