Histórico da Diocese

A Diocese de Janaúba foi criada em 05 de julho de 2000 pela Bula “Maiori Bono Christifidelieum”, do Papa João Paulo II. Sendo o seu território desmembrado da Diocese de Montes Claros e da Diocese de Januária. Sendo sufragânea da Arquidiocese de Diamantina. Com a elevação da Diocese de Montes Claros à Arquidiocese em 2001, passamos então pertencer a Província Eclesiástica de Montes Claros.

A Província Eclesiástica de Montes Claros, abrange outras três igrejas particulares sufragâneas, Januária, Janaúba e Paracatu, tendo como sede metropolitana a Arquidiocese de Montes Claros. Consta no cânon 431 do Código de Direito Canônico que “Província Eclesiástica é um agrupamento de Igrejas Particulares (Dioceses) mais próximas para se promover com maior eficácia a ação pastoral e estimular as relações dos bispos diocesanos entre si.

Compõem a Diocese os seguintes municípios: Catuti, Espinosa, Gameleira, Ibiracatu, Indaiabira, Jaíba, Janaúba, Mamonas, Matias Cardoso, Mato Verde, Monte Azul, Montezuma, Ninheira, Nova Porteirinha, Pai Pedro, Porteirinha, Riacho dos Machados, Rio Pardo de Minas, Santo Antônio do Retiro, São João do Paraíso, Serranópolis, Vargem Grande, Varzelândia e Verdelândia.

No dia 15 de Outubro de 2000, tomou posse como 1º Bispo: Dom José Mauro Pereira Bastos, Religioso Passionista. Este foi o responsável por toda a organização da recém criada Diocese. Em nossa Diocese se destacou como um homem do povo, sendo capaz de arrebanhar o povo de Deus e conduzir com mãos de Pastor e abraço de Irmão. Foi responsável pela construção do Seminário Propedêutico em Janaúba, reforma e adaptação da então Matriz do Sagrado Coração de Jesus, para que a mesma atendesse provisoriamente como Catedral Diocesana, realizou e apoio as Santas Missões em diversas cidades da Diocese. Em abril de 2006, foi anunciada a sua transferência para a Diocese de Guaxupé/MG, tomando posse naquela diocese em Junho do mesmo ano e vindo a falecer 3 meses depois em um acidente automobilístico em  14 de Setembro de 2016.

Neste período de vacância – de Junho de 2006 a Agosto de 2007 – a Diocese ficou aos cuidados do Padre Henrique Alves de Oliveira Filho.

No dia 25 de Agosto de 2007, tomou posse o 2º Bispo Diocesano: Dom José Ronaldo Ribeiro. Dom José Ronaldo nasceu no dia 28 de fevereiro de 1957, em Uberaba (MG), pertencente ao clero da Arquidiocese de Brasília, foi nomeado bispo pelo Papa Bento XVI. Na Diocese de Janaúba, foi responsável pela criação de diversas paróquias, fazendo com que em cada cidade, houve um sacerdote residindo e acompanhando mais de perto o povo de Deus. Foi nomeado 4º bispo diocesano de Formosa (GO) aos 24 de setembro de 2014. Tomando posse na Sé Diocesana de Formosa no dia 22 de novembro de 2014.

No período de vacância – Novembro de 2014 a Agosto de 2005 – a diocese ficou aos cuidados do Padre Leone Russo.

No dia 15 de Agosto de 2015, toma posse o atual bispo, Dom Ricardo Brusati.