Iniciação à Vida Cristã é tema da Assembleia do Leste 2

Dia Mundial dos Pobres: Missa reúne mais de 40 bispos e pessoas amparadas pelas Pastorais Sociais
17 de novembro de 2017
TRANSFERÊNCIAS NO CLERO
21 de novembro de 2017

Teve inicio na terça-feira, 14 de novembro, na Casa de Retiros São José, em Belo Horizonte (MG), a Assembleia Regional de Pastoral do Leste 2 (Minas Gerais e Espirito Santo) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil.

Com o tema Iniciação à Vida Cristã: itinerário para formar discípulos missionários, o encontro reúne cerca de 180 participantes entre bispos, coordenadores diocesanos de pastoral, representantes de presbíteros, leigos(as), coordenadores de catequese, agentes e lideranças de pastorais, movimentos e organismos que atuam nas (arqui)dioceses do Leste 2.

A abertura da Assembleia teve a apresentação do relatório sobre atual configuração do setor catequético no Regional. A apresentação foi feita pela coordenadora da Catequese no Leste 2, Lucimara Trevizan. O relatório é fruto do trabalho da Comissão para a Animação Biblico-Catequetica e mostra a caminhada na catequese nas (arqui)dioceses e no Regional nos últimos dez anos.

Após a apresentação, o participantes iniciaram as reflexões do tema central com a asssessoria do presidente da Comissão para a Animação Bíblico-Catequética da CNBB Nacional, dom José Antônio Peruzzo. A partir da metodologia ver, iluminar e agir, dom Peruzzo apresentou o Documento 107 da CNBB: Iniciação à Vida Cristã: itinerário para formar discípulos missionários e falou dos desafios e perspectivas da Iniciação à Vida Cristã hoje.

Na manhã de hoje, 15, os participantes retomaram as reflexões. A palestra de abertura irá abordar a Inspiração Catecumenal na Vida Pastoral. A assessoria está a cargo do padre Vanildo de Paiva, sacerdote da Arquidiocese de Pouso Alegre (MG), mestre em Psicologia e assessor para formação de lideranças nas áreas de catequese e liturgia.

A programação do dia terá ainda momentos de partilha de experiências de Projetos Diocesanos de Catequese da Arquidiocese de Mariana e Pouso Alegre e apresentação de pistas para estudos sobre elaboração de um projeto diocesano de Iniciação à Vida Cristã. A noite, os participantes se reúnem no Santuário Arquidiocesano Nossa Senhora Imaculada Conceição para celebrar o Dia Mundial dos Pobres.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *