“Leigos e leigas são chamados pelo batismo ao Ministério da Palavra”, lembrou dom Bucciol

55ª Assembleia Geral da CNBB
27 de abril de 2017
Missa do oitavo dia da 55ª AG da CNBB é presidida pelo Regional Leste 2
3 de maio de 2017

Na Coletiva de Imprensa da Assembleia Geral da CNBB, do dia 02 de maio, o bispo de Livramento de Nossa Senhora (BA), dom Armando Bucciol, abordou o tema: Ministério da Palavra. A unidade da Igreja acontece ao redor de Jesus Cristo que é a Palavra Vida, a Palavra do Pai que se fez carne e veio morar entre nós.

Inicialmente, dom Armando Bucciol lembrou o Movimento Bíblico que teve como ponto de chegada o Concílio Ecumênico Vaticano II (1962-1965). A partir daí se deu o ponto de partida para uma tomada de consciência da centralidade da Palavra de Deus. “A Palavra é o elo de unidade de todos os cristãos e também parte do povo hebreu.  Jesus Cristo é a Palavra e o referencial e fundamento de nossa fé”, lembrou.

Outra palavra usada com frequência no vocabulário da Igreja é a palavra ‘ministério’ que significa serviço. A Igreja é chamada a ser toda ministerial. Na Igreja, a partir da inspiração bíblica, se percebe os ministérios doados a todos os membros. “A palavra precisa ser anunciada a todos os seus filhos e filhas e que seja anunciada com maior competência e abundância”, frisou.

Documento sobre o Ministério da Palavra
Para que a Palavra chegue a todas as comunidades com competência, abundância e eficácia os bispos, durante a 55ª Assembleia Geral, estão discutindo e será apresentado um documento sobre o ‘Ministério da Palavra’. “Na história da Igreja no Brasil não é uma novidade leigos e leigas no exercício da Palavra, mas o documento é um relançar e investir sempre mais para que esta Palavra alcance sempre mais os filhos e filhas da Igreja”, explicou.

Atualmente, cerca de 70% das comunidades da Igreja do Brasil não tem o ministro ordenado para presidir a Eucaristia. “Com isso descobrimos que Cristo se torna presente de uma maneira forte e única em sua Palavra. Ao anunciar a Palavra é Cristo que continua anunciando aos homens e mulheres do nosso tempo”, frisou.

O desejo do episcopado brasileiro é preparar os leigos para assumirem mais os ministérios e fecundar as comunidades cristã. “Não é um sonho, mas uma realidade a ser potenciada, pois o documento trará uma atualização necessária ao reafirmar e incentivar este ministério”, destacou.

Perfil do Ministro da Palavra
O documento insiste no investimento na formação devido a necessidade do grande número de comunidades que são atendidas por leigos e leigas. Quanto ao perfil do ministro, respondeu dom Bucciol, “que seja um leigo ou leiga que participa da vida da Igreja e uma pessoa que ama Cristo, a Palavra e a comunidade. Que tenha uma idade maior e faça um percurso de formação. Não basta um conhecimento superficial para poder partilhar como pregador. É necessário ter uma suficiente iniciação aos Estudo da Palavra”, disse.

Ainda, no documento a ser apresentado, se reafirmará em sintonia com a Igreja do Brasil e do mundo a força que os leigos e leigas tem por ter sido batizados. “Você tem um ministério próprio a partir do batismo. Mas, infelizmente, nós, os Ministros Ordenados, absorvemos demais muitos ministérios. Chegou a hora do Espírito Santo para que sejamos uma Igreja mais ministerial a partir e ao redor da Palavra de Deus”, afirmou.

Por fim, dom Armando Bucciol, lembrou o pedido do Papa Francisco num encontro recente com a Presidência da CNBB. “Pediu que a Igreja do Brasil desenvolva e se torne um modelo para a Igreja Universal através dos leigos e leigas como Ministros da Palavra, chamados a partir do batismo a exercerem este ministério”, concluiu.

Por Judinei Vanzeto – Assessoria de Imprensa – Regional Sul 3 da CNBB