Sacramento da Eucaristia

1.    A preparação para o Sacramento da Eucaristia deve ser dada às crianças durante 3 (três) anos, na paróquia em que residem os pais, onde, igualmente, será dado o Sacramento.

2.    Antes de receber a Primeira Eucaristia, as crianças devem ser ouvidas em confissão.

3.    Para a celebração da primeira Eucaristia em outra paróquia exija-se uma declaração escrita do pároco, de que a criança esteja devidamente preparada.

4.    Tenham-se atenção e carinho especial para com os deficientes físicos ou mentais.

5.    No caso de preparação de adultos, siga-se o previsto no Rito de Iniciação Cristã de Adultos (RICA).

6.    Os sacerdotes procurem orientar as pessoas de que nem todos estão em condições para receberem a Comunhão Eucarística. Aqueles que vivem em segunda união conjugal, não podem ser admitidos à comunhão eucarística, como também os amasiados não podem ser admitidos àquele sacramento.

7.    Quem já recebeu a Santíssima Eucaristia, pode recebê-la uma segunda vez no mesmo dia somente dentro da celebração eucarística de que participar.

8.    Considerando-se os movimentos e pastorais que realizam seus encontros num período de três dias, permite-se uma capela local, para vigília e adoração, sob a responsabilidade e orientação do pároco.

9.    Na Celebração Eucarística, a purificação dos vasos sagrados deve ser feita somente pelo sacerdote, diácono ou acolito instituído, jamais pelo ministro extraordinário da Sagrada Comunhão.

10.    A distribuição da Sagrada Eucaristia seja feita pelo presidente da celebração e seus auxiliares, não sendo permitido ao fiel tomar, por si mesmo, a Santíssima Comunhão.