Sacramento do Batismo

1.    Haja uma equipe de preparação para o Sacramento do Batismo, formada pelo pároco e leigos devidamente preparados.

2.    O encontro de preparação compreenda pelo menos 04 horas, em horário diferente da celebração.

3.    No caso de pais que não tenham fé, nem a mesma religião, ou vivem em situação não-conforme à moral católica, sejam tratados com amor e paciência e nunca sejam excluídos.

Quando o batismo é pedido e os pais não são católicos e nem tem vivência cristã, procure-se dentro da família, algum membro que se responsabilize pela formação cristã da criança.

No caso de mães e pais solteiros, sejam acolhidos e orientados na escolha de padrinhos idôneos para seus filhos.
Caso não haja nenhuma segurança da educação na religião católica da criança, o batismo seja adiado, explicando-se aos pais o motivo.
Os casais amasiadas ou casados somente no civil sejam orientados a buscarem o Tribunal Eclesiástico.
Cabe ao pároco fazer o discernimento pastoral de cada circunstância especial.
Em todos os casos, nunca se negue o batismo, mas o padre aproveite essas circunstâncias para evangelizar, catequizar e acompanhar o casal.

4.    As crianças sejam admitidas para o Batismo até a idade de 07(sete) anos. A partir daí, sejam preparados para o Batismo e a Primeira Eucaristia até os 13 (treze) anos; a partir do 14 anos, o adolescente deve ser preparado para receber os três Sacramentos da Iniciação Cristã.

5.    O Batismo deve ser realizado na paróquia dos pais, e caso estes desejem fazê-lo em outra paróquia, devem pedir a transferência depois da participação no encontro preparatório.

6.    Quanto aos padrinhos que sejam católicos, praticantes, solteiros ou casados na Igreja, tendo uma vida de graça, pois eles testemunham à fé que a criança irá receber.

7.    Batismo de adultos – Cada comunidade institua o catecumenato de adultos, seguindo o Rito de Iniciação Crista dos Adultos (RICA), que prevê, para estes casos, que os três sacramentos sejam dados na mesma celebração. Para esta celebração, convide-se o senhor Bispo; caso este não possa, todos os párocos estão autorizados a administrar os três sacramentos aos adultos.

8.    A preparação dos adultos para o batismo seja de, pelo menos, um ano, com um encontro semanal.

9.    Os párocos tenham o cuidado pastoral com a devida anotação e com os livros de batismo, remetendo à Cúria Diocesana uma copia fiel do respectivo registro.