Santa Sé apresenta nova Exortação Apostólica do papa Francisco

“A Igreja é, por sua natureza, missionária”, diz dom Giovanni Crippa, bispo de Estância (SE)
12 de Abril de 2018
Bispos reunidos em sua 56ª Assembleia Geral enviam mensagem ao povo de Deus.
19 de Abril de 2018

A Santa Sé apresentou nesta segunda-feira (9), a nova Exortação Apostólica do Papa Francisco: Gaudete et exsultate, sobre a chamada à santidade no mundo atual. O documento foi apresentado aos jornalistas em coletiva de imprensa com a participação do vigário geral do Papa para a diocese de Roma, Dom Angelo De Donatis, do jornalista Gianni Valente e de Paola Bignardi, da Ação Católica.

“Com efeito, a chamada à santidade está patente, de várias maneiras, desde as primeiras páginas da Bíblia; a Abraão, o Senhor propô-la nestes termos: ‘anda na minha presença e sê perfeito’ (Gn 17, 1)”, escreve no Papa logo no início do documento.

Francisco explica que não se deve esperar da exortação um tratado sobre a santidade, com definições e análises, mas que seu objetivo é humilde: “fazer ressoar mais uma vez a chamada à santidade, procurando encarná-la no contexto atual, com os seus riscos, desafios e oportunidades”, explica o Papa.

A nova exortação é dividida em cinco capítulos: 1. A chamada à santidade, 2. Dois inimigos subtis da santidade, 3. À luz do Mestre, 4. Algumas características da santidade no mundo atual e 5. Luta, vigilância e discernimento.

Essa é a terceira exortação apostólica do pontificado de Francisco. A primeira foi a Evangelii Gaudium, em novembro de 2013, sobre o anúncio do Evangelho no mundo atual. Já a segunda, Amoris laetitia, sobre o amor na família, foi publicada em março de 2013, sendo uma exortação apostólica pós-sinodal, fruto do Sínodo dedicado à família.

Além dessas exortações apostólicas, os cinco anos de pontificado Francisco somam ainda duas encíclicas e 46 cartas apostólicas, sendo 18 delas em forma de Motu Proprio.

Fonte: Vatican News