Viva Santo Antônio!!!

Diocese de Janaúba acolherá quatro novos diáconos.
13 de junho de 2018

Hoje é celebrado um dos santos mais populares da Igreja, Santo Antônio de Pádua.

Em nossa diocese 5 paróquias celebram o seu padroeiro e encerram hoje os festejos em honra ao “Santo Casamenteiro” como é popularmente chamado.

Santo Antônio de Pádua também conhecido como Santo Antônio é um santo venerado pela Igreja Católica. Foi canonizado pelo Papa Gregório IX em 30 de maio de 1232. Seu dia festivo é comemorado no Brasil e em Portugal em 13 de junho.

Santo Antônio nasceu em Lisboa, Portugal, provavelmente em 15 de agosto de 1195. Filho de Martinho de Bulhões e Maria Tereza Taveira. Foi batizado como Fernando de Bulhões.
Em 1220 é ordenado Sacerdote. Nesse mesmo ano, se sensibiliza ao ver os despojos dos frades franciscanos que são venerados no Mosteiro de Santa Cruz após serem martirizados numa missão no Marrocos, na tentativa de evangelizar os mouros. Resolve se juntar à ordem e recebe o hábito de São Francisco no Convento de Olivas, em Coimbra, com o nome de Frei Antônio. Inicia uma missão para o Marrocos, mas adoece e é convencido a voltar. No retorno para Portugal, sua embarcação é arrastada por uma tempestade e chega às costas da Sicília, na Itália, e se instala no Convento de Messina.

Entre 5 de fevereiro e 23 de março de 1231, prega os Sermões da Quaresma. Serve de mediador junto à prefeitura de Pádua que resulta em um decreto que tornou menos cruel a condição dos que deviam e não conseguiam pagar suas dívidas. Em maio abençoa a cidade de Pádua. Nessa época, sente-se mal e retira-se para o eremitério de Campo Sampiero, em Arcela, nos arredores de Pádua.

Santo Antônio faleceu em Pádua, Itália, no dia 13 de junho de 1231. No dia 31 de maio de 1232 foi canonizado na Catedral de Spoleto, pelo papa Gregório IX. Desde 1263, seus restos mortais estão sepultados na Basílica de Santo Antônio de Pádua, construída em sua memória.