Bispos Predecessores

Dom José Mauro Pereira Bastos

Dom José Mauro Pereira Bastos (12 de Setembro de 1955 — 14 de Setembro de 2006), primeiro bispo de Janaúba. Membro da Congregação da Paixão de Jesus Cristo (Passionista), nascido em 1955, em Cachoeiro do Itapemirim – ES. Completou os estudos primários e secundários na Escola Estadual em Vitória – ES. Frequentou o Curso de Filosofia na Arquidiocese de Vitória e de Teologia em Belo Horizonte. Emitiu os votos perpétuos, como membro da Congregação da Paixão de Jesus Cristo, em janeiro de 1981. Foi ordenado sacerdote aos 7 de julho de 1984. No período de 1984 a 1985, fez mestrado em Teologia Bíblica na Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma. Foi sagrado Bispo em 17 de setembro de 2000 e assumiu, como primeiro Bispo, a Diocese de Janaúba, em outubro de 2000. Em nossa Diocese se destacou como um homem do povo, sendo capaz de arrebanhar o povo de Deus e conduzir com mãos de Pastor e abraço de Irmão. Dois dias após completar 51 anos de idade, dom José Mauro Pereira Bastos passou “da cruz à luz”, no dia 14/09/2006, em um acidente rodoviário. . Em abril de 2006, foi transferido para a Diocese de Guaxupé/MG. Seu lema era “Pela Cruz À Luz”. Morreu no dia da Exaltação da Santa Cruz. Após dez anos de sua morte os restos mortais foram trazidos para a diocese de Janaúba e esta depositado nas dependências do Seminário Diocesano Maria Mãe da Igreja.

Dom José Ronaldo Ribeiro

Dom José Ronaldo nasceu no dia 28 de fevereiro de 1957, em Uberaba (MG). Iniciou o 1º Grau em Uberaba e concluiu em Brasília, onde também fez o 2º Grau. Estudou Filosofia e Teologia no Seminário Maior Nossa Senhora de Fátima, em Brasília. Foi ordenado no dia 5 de maio de 1985, também em Brasília. Foi nomeado bispo de Janaúba em 6 de junho de 2007. Recebeu a ordenação episcopal no dia 28 de julho de 2007, em Sobradinho (DF) e tomou para si o lema : “In corde legem meam” – Minha lei no coração (Jr. 31, 31-34) .Tomou posse da Sé Diocesana de Janaúba em 25 de agosto de 2007. Nomeado 4º bispo diocesano de Formosa aos 24 de setembro de 2014. Tomou posse na Sé Diocesana de Formosa no dia 22 de novembro de 2014.

Dom Ricardo Guerrino Brusati

Nasceu na Itália, Bellinzago, Novara, 11 de abril de 1945. Estudou filosofia e teologia em Novara e recebeu sua ordenação sacerdotal em 23/06/1973 (mesmo distrito, Novara). Em sua diocese, foi Vigário Cooperador nas paróquias de Cámeri e Arona, onde nasceu São Carlos Borromeu. Foi ainda responsável pela catequese, pastoral da juventude e Ensino Religioso. Chegou ao Brasil em dezembro de 1982 e foi para Diocese de Paulo Afonso/BA, sendo Pároco e posteriormente Chanceler da Cúria, Ecônomo, Formador do Seminário, pároco de outras paróquias, visitador episcopal para questões jurídicas e patrimoniais, bem como Administrador Diocesano. Em 2002, foi nomeado bispo (em 13 de novembro) e em 8 de fevereiro de 2003, recebeu sua ordenação episcopal, pelas mãos de Dom Aloysio José Leal Penna SJ, Dom Renato Corti e Dom Antônio Alberto Guimarães Rezende CSS. O lema episcopal de Dom Ricardo Brusati é “Cantarei para sempre a misericórdia do Senhor”. Foi transferido da Diocese de Caetité para Diocese de Janaúba no dia 27 de maio de 2015 pelo Papa Francisco. Tomou posse no dia 01 de Agosto de 2015 e teve sua renuncia aceita no dia 12 de Junho de 2019.