CELEBRE O DOMINGO DE RAMOS EM FAMÍLIA

30 de março de 2020
Paróquias se mobilizam para ajudar os atingidos pelo COVID-19
24 de abril de 2020

Neste domingo, 5 de abril, a Igreja no mundo dá início a celebração da Semana Santa, que este ano vai ser diferente por causa da pandemia do Coronavírus. A conferência Nacional dos Bispos do Brasil por meio da Comissão Episcopal para a Liturgia convoca os cristãos a celebrar a entrada de Jesus em Jerusalém montado em um jumentinho e aclamado pelo povo cada um e cada família, em suas casas.

Para ajudar neste momento de fé e esperança a Comissão para Liturgia preparou um roteiro especial de Celebração da Palavra de Deus para ser feito em família. Além é claro de poder acompanhar as missas transmitidas pelos veículos de comunicação de inspiração católica.

• Escolha em sua casa um local adequado para celebrar e rezar juntos.
  • Prepare sua Bíblia com o texto a ser proclamado, um crucifixo, uma imagem ou ícone de Nossa Senhora, uma vela a ser acesa no momento da celebração.
  • Escolha quem irá fazer o “Dirigente (D)” da celebração: pode ser o pai ou mãe e quem fará as leituras (L). Na letra (T) todos rezam ou cantam juntos.

A comissão indica ainda que colocar no portão ou na porta de casa (em um lugar bem visível) um ramo no momento da celebração pois marcar a casa é uma característica do povo de Deus.

De acordo com a comissão, as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora na Igreja do Brasil, afirma no número 73 que: “A casa, enquanto espaço familiar, foi um dos lugares privilegiados para o encontro e o diálogo de Jesus e seus seguidores com diversas pessoas (Mc 1,29; 2,15; 3,20; 5,38; 7,24). Nas casas Ele curava e perdoava os pecados (Mc 2,1-12), partilhava a mesa com publicanos e pecadores (Mc 2,15ss; 14,3), refletia sobre assuntos importantes, como o jejum (Mc 2,18-22), orientava sobre o comportamento na comunidade (Mc 9,33ss; 10,10) e a importância de se ouvir a Palavra de Deus (Mt 13,17.43).”

Acesse material: https://bit.ly/3aHwKXR

Fonte: www.cnbb.org.br