DNJ na Paróquia Nossa Senhora Aparecida em Ninheira

2 de outubro de 2018
Canonização de Dom Oscar Romero e Paulo VI
15 de outubro de 2018

A paróquia de Nossa Senhora Aparecida, da cidade de Ninheira realizou no ultimo dia 30 o DNJ. Com o tema: “Juventude construindo uma cultura de paz” e o lema:  “Disse estas coisas para que em mim vocês tenham paz, neste mundo vocês terão aflições, contudo tenham coragem, Eu venci o mundo” (Jo 16,33), a juventude da comunidade paroquial se reuniu para celebrar a vida e der momento formativo sob o tema proposto.

Mais de 200 jovens participaram do DNJ, se juntaram a eles jovens das cidades de São João do Paraíso, Vargem Grande e de Tremedal na Bahia. O DNJ/Ninheira contou com caminhada, palestras, louvores e finalizou com a Santa Missa presidida pelo Pe. Francisco.

Com a assessoria da Ir. Cecília a juventude de Ninheira vem trabalhando já há algum tempo, buscando sempre conhecimento e formação, para que assim estejam aptos para enfrentar as batalhas tão cruéis que enfrentamos na atualidade.

História do DNJ

O Dia Nacional da Juventude surgiu em 1985, durante o Ano Internacional da Juventude, promovido pela Organização das Nações Unidas. Estava evidente que a juventude precisava mobilizar-se e construir espaços de participação, para pensar e repensar uma nova sociedade. Todos os anos organiza-se um dia de festa da juventude, sempre com um tema importante a ser debatido e trabalhado com grupos. O DNJ acontece em todo o país todos os anos no último domingo do mês de outubro, exceto nos anos eleitorais, quando a data é alterada, como neste ano.

Confira os temas do DNJ desde sua criação:

1987 – DNJ: Juventude e Participação – Juventude, Presença e Participação.

1988 – DNJ: Juventude, Libertação na Luta do Povo – Mulher, Negro, Índio e Eleições.

1989 – DNJ: Juventude e Educação – Juventude, cadê a Educação?

1990 – DNJ: Juventude e Trabalho – Juventude: do nosso suor, a riqueza de quem?

1991 – DNJ: Juventude e América Latina – Latino-americanos, por que não?

1992 – DNJ: Juventude e Ecologia – Ouça o ECO(logia) da Vida.

1993 – DNJ: Juventude e AIDS – Um grito por solidariedade.

1994 – DNJ: Juventude e Cultura – Nossa cara, Nossa Cultura.

1995 – DNJ: Juventude e Cidadania – Construindo a Vida.

1996 – DNJ: Juventude e Cidadania – Quero ver o novo no poder.

1997 – DNJ: Juventude e Direitos Humanos – A vida floresce quando a Liberdade Acontece.

1998 – DNJ: Juventude e Direitos Humanos – Nas asas da Esperança gestamos a mudança.

1999 – DNJ: Juventude e Dívidas Sociais – Vida em Plenitude, Trabalho pra Juventude.

2000 – DNJ: Juventude e Dívidas Sociais – Jubileu da Terra, um Sopro de Vida.

2001 – DNJ: Políticas Públicas para a Juventude – Paz, Dom de Deus! Direito da Juventude.

2002 – DNJ: Políticas Públicas para a Juventude – A vida se tece de sonhos.

2003 – DNJ: Políticas Públicas para a Juventude – Lancemos as redes em águas mais profundas.

2004 – DNJ: Políticas Públicas para a Juventude – A gente quer fazer valer nosso suor… A gente quer do bom e do melhor.

2005 – DNJ: Políticas Públicas para a Juventude – Juventude vamos lutar! Chegou a hora do nosso sonho realizar.

2006 – DNJ: Políticas Públicas para a Juventude – Juventude que ousa sonhar constrói um Brasil popular.

2007 – DNJ: Juventude e Meio Ambiente – É Missão de todos nós. Deus chama: eu quero ouvir a tua voz.

2008 – DNJ: Juventude e os Meios de Comunicação – Queremos pautar as razões de nosso viver.

2009 – DNJ: Contra o extermínio da juventude, na luta pela vida – Juventude em Marcha contra a violência.

2010 – DNJ 25 anos: celebrando a memória e transformando a história – Juventude: muita reza, muita luta, muita festa, em marcha contra a violência.

2011 – DNJ: Juventude e Protagonismo Feminino – Jovens mulheres tecendo relações de vida.

2012 – DNJ: Juventude e Vida – Que vida vale a pena ser vivida?

2013 – DNJ: Juventude e Missão – Jovem: levante-se, seja fermento!

2014 – DNJ: Feitos para ser livres, não escravos.

2015 – DNJ: Juventude construindo uma nova sociedade.

2016 – DNJ: Juventude e nossa Casa Comum – “Vou criar novo céu e nova terra” (Is. 65, 17)

2017 – DNJ: Juventudes em defesa da vida dos Povos e da Mãe-terra – “Os humildes herdarão a terra” (Sl 37,11)