Missa da Unidade

Encontro vocacional das Irmãs Angélicas
4 de abril de 2019
Feliz Aniversário Dom Ricardo!!!
11 de abril de 2019

A Igreja Católica celebra, durante a Semana Santa, a Missa da Unidade. Geralmente esta missa é realizada na Quinta-Feira Santa, mas em Janaúba ela acontece na quinta-feira anterior (11 de Abril). Saiba mais sobre o significado desta celebração.

Durante a Semana Santa nós temos a Missa da Unidade. Normalmente ela acontece na Quinta-Feira Santa, que é o dia da instituição da Eucaristia, do Sacerdócio e do mandamento novo do Amor, relembrado pelo ato de Jesus de lavar os pés dos apóstolos.

Dentro da cerimônia nós temos dois atos muito importantes. O primeiro é a renovação dos compromissos de cada padre e de cada diácono com a sua própria vocação. O segundo ato importante é a Benção dos Santos Óleos. O óleo dos catecúmenos [catecúmenos são os que se preparam para receber o Batismo, sejam adultos ou crianças, antes do rito da água], ou seja, do Batismo; o óleo do Crisma, para a celebração do Sacramento da Crisma e também usado na ordenação sacerdotal e episcopal; e temos ainda a benção do óleo dos enfermos.

No final da celebração cada padre leva um pouco desse óleo para as suas paróquias, sendo usado na hora do Batismo, da Crisma ou se houver alguma ordenação sacerdotal, e na Unção dos Enfermos.