Muticom Leste 2

Vaticano divulga lista dos participantes brasileiros que vão participar do Sínodo para Amazônia
27 de setembro de 2019
Coordenadora da Pascom de Uberaba cria história em quadrinhos sobre o Sínodo para a Amazônia
27 de setembro de 2019

Quando falamos em comunicação, estamos nos referindo a todo tipo de relação que transmite alguma mensagem. Falar em comunicação é pensar de forma ampla, pois temos diferentes modos de nos conectarmos com a outra pessoa nesse processo comunicacional.

Sendo a comunicação um espaço importante, social e tecnológico, ela se torna também um ambiente propício ao diálogo e à evangelização, podendo ser aproveitada em todos os âmbitos da Igreja a partir das redes sociais, aplicativos, plataformas digitais, além dos mais novos meios de interação elaborados a cada dia.

Diante de tantas possibilidades, é perceptível que ficamos inundados pela tecnologia. Como agentes de Pascom estamos a todo tempo buscando “like” para o conteúdo publicado em nossas comunidades paroquiais, publicando fotografias que transformam a caminhada pastoral em imagens, e participando de grupos que articulam as comunicações entres os fiéis. Destacando esse cenário, há um questionamento a ser feito: aonde está a “Comunicação Humana”? Qual o papel que ela exerce nas equipes de Pastoral da Comunicação em seus cenários virtuais? Como estabelecer ações estratégicas de comunicação com o outro, de modo humanístico cristão, sem deixar de considerar os inúmeros e necessários meios tecnológicos?

Pensando nesse contexto, a Comissão para a Comunicação e Cultura, por meio da Pastoral da Comunicação do Regional Leste 2 (Minas Gerais e Espírito Santo) da CNBB, realizará nos dias 18 e 19 de outubro, em Belo Horizonte (MG), o 2º Muticom – Mutirão de Comunicação. O evento é destinado a todos os agentes da Pastoral da Comunicação e Assessores de Comunicação e Imprensa das (Arqui)Dioceses do Regional, além de estudantes de comunicação, membros de outras pastorais, e demais pessoas interessadas.

Data: 18 de outubro (início às 17h30) e 19 de outubro (término às 17h)
Local do evento:
PUC Minas – Unidade Coração Eucarístico
Prédio 43 – Auditório 03
Av. Dom José Gaspar, 500 Campus Coração Eucarístico – Belo Horizonte (MG)

Tema: A Comunicação como Estratégia para as Relações Humanas

Assessores: Prof. Alan Domingues (PUC Minas) / Profa. Belkys Moya (República Dominicana) / Pe. Tiago Silva (Assessor da Comissão para a Comunicação da CNBB).

Inscrições: A confirmação de participação deve ser feita até o dia 13 de outubro.

Investimento: R$60,00 (Sessenta reais)
O pagamento das inscrições deve ser realizado por meio do boleto bancário, gerado em até três dias após a inscrição. O valor inclui a inscrição no evento, kit do participante e coffee break nos dois dias. Não está incluído o almoço. A inscrição só será efetivada após a confirmação do pagamento do boleto!

O boleto de pagamento ficará disponível na área do participante em “Pagamento” e também será enviado no e-mail cadastrado.

Programação:

18 de outubro – Sexta-feira
16h30 – Credenciamento
18h – Momento Cultural
18h30 – Solenidade de Abertura
19h30 – Palestra de abertura: Gestão Estratégica das Mídias Sociais (Prof. Alan Domingues – PUC Minas)
21h30 – Coffee / Encerramento

19 de outubro – Sábado
08h – Momento de Espiritualidade
08h30 – Palestra: A comunicação no ambiente virtual: pistas para a superação da violência nas redes sociais (Profa. Ma. Belkys Moya – República Dominicana)
10h – Coffee break
10h30 – Palestra: Estratégias e perspectivas pastorais na Comunicação Institucional (Pe. Tiago Silva / CNBB)
12h – Almoço

Oficinas:

Parte 1 – 13h30 às 14h45

1 – Estratégia e Gestão das Redes Sociais (Vinícius Rangel)
2 – Projeto de Implantação da Pascom (Davidson Avelino e Rômulo)
3 – Rádio: dando voz ao Evangelho (Pe. Andrey Nicioli)
4 – A comunicação por um olhar teológico (Profº Gilmar Pereira)
5 – Assessoria de imprensa: gerenciamento de crises (Marcos Aurélio Júnior)

Parte 2 – 15h30 às 16h45

6 – Pensar a comunicação como inclusão e acessibilidade (Pe. Wagner Douglas)
7 – Criação de arte (Pedro Corcini)
8 – Um olhar Pastoral para os Santuários: comunicar aos peregrinos (Pascom do Santuário Santa Luzia)
9 – Inovar é C.R.I.A.R. valor (Fabrício Félix)
10 – Fotografia religiosa (Camilla Moreira)
11 – Produção de texto para as redes sociais (Viviane Carvalho)
12 – Comunicação e as Pastorais Sociais

Após realizar a inscrição, o participante deve acessar a área “Atividade” e escolher até duas oficinas para participar.

Hospedagens:
Casa das Irmãs Sacramentinas
Rua Madre Beatriz Frambach, 84, Dom Cabral – Belo Horizonte (MG)
Contato: (31) 3375-7076 com Ir. Maria Helena

Convivium Emaús
Rua Ibirapitanga, 235, Dom Cabral – Belo Horizonte (MG)
Contato: (31) 3375-2233 – 3412-1814 com Adriana

– Foram sugeridas duas opções de hospedagem que ficam próximas ao local do evento, mas a escolha fica a critério e sob responsabilidade do participante, assim como a escolha por outros locais.
– As despesas de hospedagem são de inteira responsabilidade do participante.

Informações:
CNBB Regional Leste 2