NOTA DO BISPO DA DIOCESE DE JANAÚBA SOBRE O PERIGO DE CONTÁGIO DO NOVO CORONA VÍRUS

CNBB emite mensagem na qual pede observação irrestrita às orientações médico-sanitárias
16 de março de 2020
CNBB convida fieis para rezar o terço em uma corrente de oração contra o avanço do Coronavírus
17 de março de 2020

Janaúba 28 de fevereiro de 2020

O Ministério da Saúde afirmou quarta-feira (26/02), que está comprovado o primeiro caso positivo de coronavírus no Brasil. Além disso, o número de casos suspeitos de contaminação pelo novo coronavírus subiu para cinco em Minas Gerais. Três deles são em Belo Horizonte. Os outros dois são de Juiz de Fora, na Zona da Mata, e de Montes Claros, no Norte de Minas A informação foi dada nesta quinta-feira (27) por autoridades de saúde, que também anunciaram o plano de combate à transmissão do vírus no estado.

Por isso, a Igreja de Janaúba, em comunhão com a defesa da vida, devido a suspeita da presença no novo coronavírus em Montes Claros, cidade vizinha, mesmo não tendo nenhum caso suspeito em seu território, exorta todas as paróquias a tomarem algumas medidas de precaução durante Missas e Celebrações, a saber:

1º – Não efetuar o “Abraço da Paz”.

2º – Não rezar a oração do Pai Nosso de mãos dadas.

3º – Dar a comunhão apenas nas mãos dos fiéis e não diretamente na boca.

4º – Retirar os recipientes com água benta para a persignação.

5º – Fazer uso de álcool gel nas secretarias e sacristias.

A decisão vale para todo o território da Diocese de Janaúba. Peço aos padres que divulguem (lendo e afixando esta nota nos escritórios paroquiais e igrejas) para a população de nossa diocese, inclusive incentivando os meios de prevenção.

Esses simples cuidados são muito importantes para combater a proliferação do coronavírus. Contamos com compreensão e o apoio de todos. Defender a vida é um gesto evangélico. Estas orientações valem até que não se determine o contrário.

Fraternalmente em Cristo Jesus,

Dom Roberto José da Silva